quarta-feira, 26 de junho de 2013

Troca de experiência : Plano de Aula , Dominó da Álgebra.




MARILUZE DE SOUZA BARBOSA
  Noite cursistas, vou trabalhar com meus alunos no 3º bimestre  Dominó da Álgébra.
8º ano / 7 série, de uma olhada no material.

domingo, 11 de julho de 2010


Dominó da álgebra

Esse jogo é muito legal para iniciar a idéia da álgebra, um excelente recurso para trabalhar com as nossas turminhas!!!




OBJETIVO: Levar os alunos a calcularem o valor numérico de uma variável qualquer com o uso das quatro operações fundamentais.

MATERIAL: Peças do dominó (acesse o link abaixo para imprimir as peças).

http://www.mat.ibilce.unesp.br/laboratorio/img/jogos/pdf/domino_das_operacoes.pdf

REGRAS:
1- Os participantes do jogo deverão estar em grupos de quatro pessoas.
2- Cada participante receberá sete peças.
3- A peça de saída será (m=8, m=8).
4- próximo participante a jogar será o imediatamente à direita daquele que inicia a partida; caso este não tenha a pedra, "passará a vez" ao próximo e, assim sucessivamente.
5- Será vencedor aquele que primeiro conseguir encaixar, no dominó exposto à mesa, todas as suas peças.
6- Caso não haja opções de jogada para nenhum dos participantes (fechamento do jogo), o vencedor será aquele que tiver a menor quantidade de peças nas mãos; persistindo o empate, o vencedor será o que tiver a peça de menor valor.
POSTADO POR PROFª PAULA MASSAE IKEDO E PROFº EDNILSON SANTOS 15:42

15 comentários:

  1. O texto apresenta duas tabelas: uma delas com dados sobre eficiência, vida útil e preço médio dos diferentes tipos de lâmpadas; outra sobre consumo elétrico em quilowatt-hora (kWh) e em reais (R$). Com base nos dados de uma ou das duas tabelas elabore e resolva uma questão, diferente das apresentadas, que poderia ser aplicada aos alunos de uma de suas turmas de trabalho.

    Para responder, siga o seguinte roteiro:I. série ( ou ano) para o qual a questão se destina;II. conceitos matemáticos necessários à resolução da questão;III. enunciado da questão;IV. resolução da questão.
    Para responder, siga o roteiro:
    I. ano para o qual a atividade se destina;
    II. conceitos matemáticos necessários à resolução da questão;
    III. enunciado da questão;
    IV. resolução da questão.

    Professora: Mariluze de Souza Barbosa
    Iluminação e Sustentabilidade
    I- 8ª Série/ 9º Ano
    II- Conceitos e Procedimentos.

    Tratamento da Informação.
    Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problemas, compreendendo diferentes significados das operações, envolvendo números naturais,
    inteiros, racionais e irracionais aproximados por racionais.


    III- Em uma residência, o medidor de energia (relógio de luz ) registra o consumo de eletricidade em quilowatt-hora (Kwh). os aparelhos elétricos possuem
    diferentes potências, consumindo mais ou menos energia. Assim, o consumo de energia elétrica depende da potência do aparelho utilizado e o tempo de uso.
    Essa potência é expressa em watts (W) e deve constar na placa de identificação do aparelho.
    Para se calcular o consumo mensal de energia elétrica ( em Kwh ), pode-se.
    Fórmula de calcular energia elétrica.

    Consumo= ( potência x horas de uso por dia x dias de uso por meses ) /1000

    1-Utilizando essa fórmula, calcule o consumo mensal (30 dias ) de energia eletrica, em KWh, de:
    Uma lâmpada de 100watts, que fica acesa 3 horas por dia.
    Resolução: Usando a fórmula.
    C= P.H.D /1000
    C= 100.3.30/1000
    C= 9000/1000
    C= 9 kwh.

    Um chuveiro de 4400 watts, que é utilizado 1 hora por dia.
    Resolução: Usando a fórmula.
    C= P . H. D / 1000
    C=4400.1.30/1000
    C= 132000/1000
    C= 132 kwh.

    2- Em 2013, na cidade de São Paulo, 1 kwh custava R$ 0,28. Calcule qual foi o custo mensal (30 dias ) de energia elétrica de cada um dos aparelhos a seguir, considerando que ficaram ligadas 1 hora por dia.
    a) Secador de cabelo de 900 watts.
    Resolução: Usando a fórmul
    C= P . H. D /1000
    C= 900 . 0,28 .30 / 1000
    C=7560 /1000
    C= R$ 7,56

    b- Computador de 200 watts de potência.
    Resolução: Usando a fórmula.
    C= P H.D /1000
    C= 200 . 0,28 . 30 /1000
    C= 1680/1000
    C= R$ 1,68

    c- Lâmpada de 60 watts.
    Resolução: Usando a fórmula.
    C= P. H .D /1000
    C= 60 . 0,28 .30 /1000
    C= 504 / 1000
    C= R$ 0,50





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  2. Melhor Gestão e Melhor Ensino
    Diretoria do Taboão da Serra
    E.E.P.S. Zeicy Aparecida N. Baptista
    MELHOR GESTÃO / MELHOR ENSINO
    Disciplina: Matemática
    Professora: Mariluze de Souza Barbosa
    Professora: Jaqueline Cristina da Silva Cifarelli
    Conteúdo:
    Porcentagem
    Os números irracionais
    Tratamento da informação
    Equação do 2º grau
    I- 8ª Série / 9º Ano
    Conceitos e Procedimentos
    -Reconhecer que toda razão a/b, na qual b=100, chama-se taxa de porcentagem.
    -Resolver problemas envolvendo o cálculo de porcentagem.
    -Relacionar o comprimento e o diâmetro de uma circunferência com o número irracional pi.
    -Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problemas, compreendendo diferentes significados das operações, envolvendo números naturais, inteiros. racionais e irracionais aproximados racionais.
    -Leitura e interpretação de porcentagens expressas em gráficos.
    -Compreender a resolução de equação do 2º grau e saber utilizá-las em contexto práticos.
    Porcentagem/ Atividade questões de avaliação do saresp.
    H-16 Resolver problemas envolvendo noções de porcentagem (25%, 505, 100%).
    Poema sobre a Matemática
    Para muitos a Matemática é um problema
    Mas não é bem assim
    Aprendê-la vale a pena
    Observem que em tudo ela esta presente.
    É nossa aliada
    E faz bem para toda gente.
    Somar, Subtrair
    Quero aprender.
    Multiplicar e Dividir
    Quero aprender
    Porcentagem e Fração
    Quero aprender
    A Matemática é nossa amiga
    Vamos todos aprender.
    Professora: Mariluze Souza Barbosa
    Professora: Jaqueline Cristina da Silva Cifarelli
    Plano de Aula e Roteiro de Experimento.
    Pesquisa e Prática Pedagógica
    Este documento apresenta um plano de Aula e Proposta Experimento a ser realizado em conhecimento da descoberta do valor do pi.
    Conteúdo:
    Números irracionais
    Ano/Série: 8ª série /9º ano
    Nº Aulas Previstas: 03 aulas
    Objetivos Geral: Compreender o significado do pi como uma razão e sua utilização no cálculo do perímetro e da área da circunferência.
    Objetivo Específico: O objetivo desta aula/experimento é mostrar a razão porque do valor do pi=3,14.
    Plano de atividade: É resolução da atividade execução do experimento em sala de aula.
    Materiais usados: Lata de refrigerante, tampa de garrafa, moedas barbante, tesoura. régua, fita métrica, caderno, lápis e borracha.
    Avaliação: Avaliação contínua/Provas objetivas e discursivas.
    Os números irracionais
    Atividade e questões com os números irracionais.
    H-27 Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
    Uma circunferência tem 10 cm de raio. Qual é o comprimento aproximado dessa circunferência? ( Use para o pi o valor de 3.14 ).
    Se representamos por C o comprimento da circunferência e por r a medida do raio,podemos escrever uma Fórmula Matemática:
    Comprimento da Circunferência /medida do diâmetro=pi
    C=2.pi.R
    Resolução: Usando a fórmula
    C=?
    R=10 cm
    pi= 3,14
    C=2.3,14.10
    C=6.28.10
    C=62,8 cm.
    Medindo o comprimento de uma circunferência, encontramos 18,84 cm. Qual é a medida aproximada do raio dessa circunferência? ( Use para pi o valor 3,14).
    Resolução: Usando a fórmula.
    C= 18,84
    R=?
    pi= 3,14
    C=2.pi.R
    18,84=2.3,14.R
    18,84=6,28.R
    R=18,84/6,28
    R=3 cm

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  3. Atividade e questões sobre Iluminação e Sustentabilidade
    Tratamento da Informação
    H-42 Resolver problemas envolvam informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
    I- Em uma residência, o medidor de energia (relógio de luz ) registra o consumo de eletricidade em quilowatt-hora (Kwh). os aparelhos elétricos possuem
    diferentes potências, consumindo mais ou menos energia. Assim, o consumo de energia elétrica depende da potência do aparelho utilizado e o tempo de uso.
    Essa potência é expressa em watts (W) e deve constar na placa de identificação do aparelho.
    calcular o consumo mensal de energia elétrica ( em Kwh ), pode-se.
    Fórmula de calcular energia elétrica.
    Consumo= ( potência x horas de uso por dia x dias de uso por meses ) /1000
    1-Utilizando essa fórmula, calcule o consumo mensal (30 dias ) de energia elétrica, em KWh, de:
    Uma lâmpada de 100 watts, que fica acesa 3 horas por dia.
    Resolução: Usando a fórmula.
    C= P.H.D /1000
    C= 100.3.30/1000 Resolução: Usando a fórmula.
    C= P H.D /1000
    C= 200 . 0,28 . 30 /1000
    C= 1680/1000
    C= R$ 1,68
    c- Lâmpada de 60 watts.
    Resolução: Usando a fórmula.
    C= P. H .D /1000
    C= 60 . 0,28 .30 /1000
    C= 504 / 1000
    C= R$ 0,50
    Quiz
    -O conteúdo e os objetivos dos planos de estudos dever ser embasados nos Direitos Humanos.
    -Fomentar ambientes de aprendizagem nos quais não existam temores nem carências.
    -Os educadores devem fomentar seus conhecimentos dos Direitos Humanos e sua firme adesão a eles.
    Contribuir para a prevenção a longo prazo, de abusos e conflitos violêntos.

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  4. Continuação Melhor Gestão e Melhor Ensino
    Equação do 2º grau
    Atividade e questões sobre equação do 2º grau.
    H-19 Resolver problemas que envolvam equações do 2º grau.
    Poema que fala sobre a equação do 2º grau.
    Carta de Amor em Equação do 2º
    Carta de Amor em Equação do 2º grau
    Queria conseguir amar em ax², em dobro, mas meu coração não consegue amar duas pessoas igualmente.
    Queria que o bx se transformasse em um beijo secreto; se não meu coração conseguisse ser independente como o termo c, talvez não sofresse tanto.
    E que cada vez que eu te visse, o tempo tornasse uma fração de segundos intermináveis o seu denominador indivisível, não se acabasse se transformasse uma dízima periódica.
    Meu coração é como uma equação incompleta, sempre faltando um termo, você ? Até o resultado é igual. Tudo o que faço resulta em zero. Você sabe que é raiz desse amor sempre é multiplicará, somará, mesmo sem ser um termo independente, como o c. Vai ser sempre o primeiro como o termo ax², e sempre, um sonho resolvido, em termo bx, o beijo secreto.
    Bianca Vieira Padilha.
    4-Quais os objetivos pretendidos com o desenvolvimento das atividades?
    Oferecer condições para que o alumo possa resolver situações-problemas em outros campos da vida Humana.
    5- O que se espera que o aluno, professor e gestor tenham aprendido ao concluir as atividades propostas?
    Agora o aluno, professor e gestor tenha uma visão melhor de mundo e preparados para adquirir novos conhecimentos e atitudes em Direitos Humanos devam ser tratados com habilidade e competência da Leitura , da Escrita em todas áreas tanto em Português como a Matemática.
    6- Como foram desenvolvidas tais atividades? ( metodologia)
    Apresentação de exercícios que explorem diferentes contextos, enfrentamento de situações problemas envolvendo sistema numeração.
    7- Por que é importante que o aluno desenvolva as atividades propostas? De que forma a proposta avança rumo à melhoria da aprendizagem? ( justificativa) iPhone iPhone
    Nossa! É claro que é o papel do aluno é fundamental. Como adquirir conhecimento se não estiver aberto a ele? Cabe ao aluno buscar meios de crescer. É preciso que ele concentre-se, procure compreender e interagir com o Professor e demais colegas. Um aluno apático, daqueles que vivem ¨ no mundo da lua ¨ ou mesmo desinteressado não percebem o quanto pode ser interessantes as novas descobertas, a formulação do raciocínio...
    O professor passa o conteúdo, procura motivar, criar exercícios, corrigir, estimula...mas o aluno, é a ele que cabe apropriar-se deste conhecimento, de descobrir o que fazer com as informações, como aproveitá-las...
    É um aluno alheio não descobriu ainda a força que pode ter...
    8-De que maneira se pode perceber se os objetivos foram ou não alcançados? ( avaliação)
    Participação dos alunos na sala de aula , realização das atividades proposta e avaliação contínua.
    9- Quais materiais foram utilizados para o desenvolvimento das atividades visando às competências e escritora? (sites,livros, documentos, textos,vídeo, músicas, imagens e materiais digitais em geral etc.)
    Livros didáticos conquista da matemática.
    Caderno do aluno.
    Poemas sobre a matemática.
    Conhecimento do dia-a-dia.
    10-Observações:
    Temos que ouvir os alunos quanto às expectativas de aprendizagem: Como relaciona a matemática, na escola com seu cotidiano, que facilidades e que dificuldade identificar no processo de aprendizagem, se conseguem ler e interpretar enunciado usados nas aulas.
    Para muitos alunos foi um sucesso, adquirir novos conhecimento e atitudes em Direitos Humanos.

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  5. Parabéns Zuleiga

    Segue abaixo uma outra sugestão bem próxima a sua.
    Reflita sobre as opções abaixo:

    Primeira imagem: a².

    Segunda imagem: o lado a é dividido em duas partes; uma é igual a b e a outra é igual a a – b.

    Terceira imagem: Temos quatro áreas:

    a maior é (a – b)²;

    as duas áreas em azul são, cada uma, iguais b(a – b);

    a área menor é igual a b².



    Quarta imagem: foram retiradas as áreas azuis e a área menor, ou seja, foram retiradas de a² duas áreas iguais a b(a – b) e uma área igual a b², sobrando apenas a área representada por (a – b) ao quadrado. Então, o significado algébrico de toda a sequência é o seguinte:

    (a – b)² é igual a a² menos duas vezes b(a – b) e menos b²

    Ou seja, a sequência de imagens corresponde ao desenvolvimento do produto notável conhecido por quadrado da diferença.

    Respostas:
    1.
    O desenho seguinte pode ser utilizado para evidenciar relações entre significados algébricos e geométricos, com o objetivo de apresentar um caso de fatoração ou, dependendo do sentido em que se analisa o desenho, um caso de produto notável. Qual é o caso de produto notável (ou de fatoração) que pode ser explorado com base nessa representação? Justifique sua resposta realizando as passagens algébricas necessárias. /Resource/601471,E0C/Assets/matematica/imagens/content/mgme_mat_m4t35.png

    Produtos Notáveis
    As figuras estão representandos os desenhos dos quadrados e retângulos, sendo analisado pela interpretação geometrica dadas as medidas dos lados a e b,
    calculamos cada área que refere-se uma situação problema do produto da soma de dois números explorando a compreensão dessas propriedades.
    A área do primeiro quadrado corresponde a², as áreas dois retângulos duas vezes 2ab mais o quadrado menor b², significa que a²+2ab + b² o resultado é um
    trinômio que pode ser, fatorando o primeiro termo e o último termo, calculando as raízes e chegamos o produto notável ( a + b )² ou vice- versa.
    Os produtos notáveis podemos usar a regra prática : O quadrado da soma de dois termos termos é igual ao quadrado do primeiro mais duas vezes o primeiro
    pelo o segundo mais o quadrado do segundo.

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  6. ZULEIGA DE SOUZA BARBOSA 18/09/2013 21:43
    Boa Noite a todos cursistas!
    Durante muito tempo, a educação matemática no Brasil foi pautada por uma excessiva ênfase nos cálculos, ensinar matemática era confundido com ensinar a aluno a fazer contas. Nossa geração mesmo foi ensinada dessa maneira. Atualmente, graças a uma série de pesquisas e avanços nas teorias ligadas a educação, o enfoque mudou. Penso que à iniciação algébrica deve inciar de forma gradual, utilizando a abordagem em espiral, apresentando gradativamente aos alunos, os princípios da álgebra, inciando no 6º ano, sem no entanto, utilizarmos uma visão mais rigorosa, partindo de noções mais intuitivas.
    A intuição e a criatividade são elementos fundamentais na forma de pensarmos a matemática. Esse pode ser um caminho a ser seguido por nós professores. Trabalhando a partir de sequências, da observação de padrões ou regularidades, podemos levar os alunos a descobrirem, sob orientação, o papel das expressões algébricas enquanto representações desses padrões.
    Acredito que nas séries finais do ciclo II a maior dificuldades repouse no excessivo grau de abstração exigido. Os livros didáticos evoluiram muito nos últimos anos, principalmente os do ensino fundamental, porém ainda o conteúdo álgebra ainda é abordado, por muitos deles, da forma tradicional, letrista.

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  7. ZULEIGA DE SOUZA BARBOSA18/09/2013 21:43
    Boa Noite a todos cursistas!
    Durante muito tempo, a educação matemática no Brasil foi pautada por uma excessiva ênfase nos cálculos, ensinar matemática era confundido com ensinar a aluno a fazer contas. Nossa geração mesmo foi ensinada dessa maneira. Atualmente, graças a uma série de pesquisas e avanços nas teorias ligadas a educação, o enfoque mudou. Penso que à iniciação algébrica deve inciar de forma gradual, utilizando a abordagem em espiral, apresentando gradativamente aos alunos, os princípios da álgebra, inciando no 6º ano, sem no entanto, utilizarmos uma visão mais rigorosa, partindo de noções mais intuitivas.
    A intuição e a criatividade são elementos fundamentais na forma de pensarmos a matemática. Esse pode ser um caminho a ser seguido por nós professores. Trabalhando a partir de sequências, da observação de padrões ou regularidades, podemos levar os alunos a descobrirem, sob orientação, o papel das expressões algébricas enquanto representações desses padrões.
    Acredito que nas séries finais do ciclo II a maior dificuldades repouse no excessivo grau de abstração exigido. Os livros didáticos evoluíram muito nos últimos anos, principalmente os do ensino fundamental, porém ainda o conteúdo álgebra ainda é abordado, por muitos deles, da forma tradicional, letrista.

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  8. Professora: Mariluze
    Questões discursivas sobre o pi
    Em uma circunferência, podemos usar uma fita métrica meça o perímetro ou comprimento de uma roda ou de várias circunferências, peçam aos alunos para que eles meçam o contorno circular desses objetos que significa a medida do comprimento.
    A seguir, determine o diâmetro dos objetos.
    Agora, divida o comprimento das circunferências pelos respectivos diâmetro.
    Você deverá encontrar em todas os casos, um número aproximado a 3,14.
    Este quociente entre o perímetro da circunferência e o diâmetro, que é sempre constante, é conhecido universalmente como o número (pi).
    Quando for necessária uma aproximação maior, poderá ser adotado 3,1416.
    Se a razão entre o comprimento C da circunferência e seu diâmetro D vale pi, então podemos escrever que: C/D=pi, onde o r é o raio.Para encontrar o valor do raio
    só dividir o diâmetro por dois.
    Portanto, a fórmula para o comprimento da circunferência é : C=pi.D ou C= 2
    pi.r
    Os objetos circulares como moedas, CDs, disco de vinil, copos etc. Divida a classe em grupos. já sabemos o valor do pi, agora com a Fórmula: A= pi.r² ( calculamos áreas).
    Como as demostrações feita na área do círculo divide-se em vários setores circulares, que a medida dos lados dos triângulos isósceles, se aproximarão da medida do raio, são todas iguais, isso é Mágico, ser dividir a circunferência em duas partes iguais o valor do pi são iguais então tudo isso é matemática.
    (Não conseguir colocar o símbolo do pi ).

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  9. Professora: Mariluze
    Questões discursivas sobre o pi
    Em uma circunferência, podemos usar uma fita métrica meça o perímetro ou comprimento de uma roda ou de várias circunferências, peçam aos alunos para que eles meçam o contorno circular desses objetos que significa a medida do comprimento.
    A seguir, determine o diâmetro dos objetos.
    Agora, divida o comprimento das circunferências pelos respectivos diâmetro.
    Você deverá encontrar em todas os casos, um número aproximado a 3,14.
    Este quociente entre o perímetro da circunferência e o diâmetro, que é sempre constante, é conhecido universalmente como o número (pi).
    Quando for necessária uma aproximação maior, poderá ser adotado 3,1416.
    Se a razão entre o comprimento C da circunferência e seu diâmetro D vale pi, então podemos escrever que: C/D=pi, onde o r é o raio.Para encontrar o valor do raio
    só dividir o diâmetro por dois.
    Portanto, a fórmula para o comprimento da circunferência é : C=pi.D ou C= 2
    pi.r
    Os objetos circulares como moedas, CDs, disco de vinil, copos etc. Divida a classe em grupos. já sabemos o valor do pi, agora com a Fórmula: A= pi.r² ( calculamos áreas).
    Como as demostrações feita na área do círculo divide-se em vários setores circulares, que a medida dos lados dos triângulos isósceles, se aproximarão da medida do raio, são todas iguais, isso é Mágico, ser dividir a circunferência em duas partes iguais o valor do pi são iguais então tudo isso é matemática.
    (Não conseguir colocar o símbolo do pi ).

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  10. Professora: Mariluze de Souza Barbosa
    Questão discursia MGME 18/10/13
    O número pi
    Podemos obter o número pi calculando a razão entre o comprimento e o diâmetro de uma circunferência.
    O cálculo do valor aproximado de pi vem sendo realizado por vários povos ao longo da história. Há por exemplo, referência na Bíblia da aproximação do valor de pi para 3.
    Os Egípcios o valor do pi era equivalente a 256/8, que em termos decimais equivale a 3,16. Na Mesopotânia, esse valor era 25/8, ou 3,125. Ptolomeu, que viveu em ,Alexandria, no Egito, por volta do século II d. C., conseguiu calcular o valor de pi como 377/120, que é aproximadamente, igual a 3,1416, uma aproximação muito boa na época.
    O método de aproximações sucessivas, desenvolvido por Arguimedes no século III a.C., para o cálculo, da medida do perímetro da Circunferência . Esse método envolvia a construção de polígonos regulares e inscritos e circunscrito da circunferência.
    Área de setores circulares, com base na fórmula da área do círculo A=pi.r², podemos determinar a área de qualquer setor circular usando a proporcionalidade direta. O perímetro da circunferência e o diâmetro, que é sempre constante, o raio a partir do ponto central, é igual a todos, então significa uma Mágica, tudo isso é Matemática.
    O pi é uma letra grega, número irracional apresenta infinitas casas decimais não periódicas, serve para calcular perímetro e áreas de figuras circulares. Mas o valor dele mais usado arredondado é 3,14 para os cálculos como: Comprimento, raio, áreas de figuras geométricas.
    Veja alguns exemplos:
    1) Se medirmos uma moeda de 1 real, encontraremos, aproximadamente, 84,9mm de comprimento de circunferência e 27mm de diâmetro.
    Comprimento da circunferência/Medida do diâmetro
    84,9mm/27mm
    =3,144...
    2) Um círculo tem 3 cm de raio. Calcular a sua área.
    A=pi. r²
    A=3,14 .( 3 cm)²
    A=3,14.9cm²
    A=28,26 cm². ( Não conseguir colocar o símbolo do pi )

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  11. Professora: Mariluze
    Sistema de Medidas
    As medidas das alturas de Lico e Chank 54,63 cm e 53,8 cm ,esses dois valores sendo números décimais, transformamos em frações, a partir de casas ou algarismos
    depois da vírgula, contando assim uma casa equivale a 10 no denominador é decimal, duas casas equivale a 100 no denominador é centesimal, três casas equivale a 1000 no denominador é milésimos assim por diante.Calculando a diferença dos dois animais.
    Utilizamos a transformações de unidades de comprimentos que variam de 10 em 10, conforme a unidade imediatamente inferior multiplicamos por 10, no caso de centimetros para milímitros, quando for unidade imediatamente superior dividimos por 10 transformamos milímetros para centímetros.

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  12. Professora: Mariluze
    Probabilidade e Determinismo - Estatística
    Sim . Na estatística o conteúdo de probabilidade já está inserido no Currículo do 9º ano , do 4º bimestre do ano letivo da proposta Curricular do Estado de São
    Paulo. No Ensino Fundamental os alunos do 8ª ano, já começamos a trabalhar com o assunto sobre contagem que envolve diagrama de árvore que já contam as
    possibilidades ou maneiras diferentes. A probabilidade é saber resolver problemas simples sobre o todo ou as porcentagens.
    No Ensino Médio devemos trabalhar com mais enfase na aleatoriedade e nas possibilidades, como o ensino aprendizagem que é espiral que podemos da continuidade
    que envolve Análise Combinatória.

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  13. Professora: Mariluze
    Figuras Geométricas
    As figuras estão representandos os desenhos dos quadrados e retângulos, sendo analisado pela interpretação geométrica dadas as medidas dos lados a e b,

    calculamos cada área que refere-se uma situação problema do produto da soma de dois números explorando a compreensão dessas propriedades.
    A área do primeiro quadrado corresponde a², as áreas dois retângulos duas vezes 2ab mais o quadrado menor b², significa que a²+2ab + b² o resultado é um
    trinômio que pode ser, fatorando o primeiro termo e o último termo, calculando as raízes e chegamos o produto notável ( a + b )² ou vice- versa.
    Os produtos notáveis podemos usar a regra prática : O quadrado da soma de dois termos termos é igual ao quadrado do primeiro mais duas vezes o primeiro
    pelo o segundo mais o quadrado do segundo.

    Quadrado da diferença de dois termos

    Primeira imagem: a².

    Segunda imagem: o lado a é dividido em duas partes; uma é igual a b e a outra é igual a a – b.

    Terceira imagem: Temos quatro áreas:

    a maior é (a – b)²;

    as duas áreas em azul são, cada uma, iguais b(a – b);

    a área menor é igual a b².



    Quarta imagem: foram retiradas as áreas azuis e a área menor, ou seja, foram retiradas de a² duas áreas iguais a b(a – b) e uma área igual a b², sobrando apenas a área representada por (a – b) ao quadrado. Então, o significado algébrico de toda a sequência é o seguinte:

    (a – b)² é igual a a² menos duas vezes b(a – b) e menos b²

    Ou seja, a sequência de imagens corresponde ao desenvolvimento do produto notável conhecido por quadrado da diferença.


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  14. Título : Energia Elétrica
    Nome : Mariluze de Souza Barbosa
    Ano /série: Este " Artigo de divulgação " pode ser trabalhado em todas as série Ensino Fundamental e Médio de maneira diversificada.
    Objetivos: Reconhecer e saber utilizar o conceito de razão em diversos contextos ( proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc. ), bem como na construção de gráficos setores e barras.
    - Saber calcular, interpretar e utilizar informações relacionadas ás medidas de tendência central ( média, mediana, moda ).
    Competência e habilidade a serem desenvolvidas: Resolver problemas que envolvam porcentagem.
    Introdução: Os alunos na sala de aula, vão argumentar sobre a conta mensal , eles tenham que ler e interpretar sobre o consumo de emergia em quilowatts e calcular.
    Material Necessário: Todos os alunos da sala de aula , vão trazer uma conta de Luz de sua residência.
    Sequência da atividade: Os alunos vão ler e interpretar o consumo de emergia de elétrica de sua residência, depois calcular média aritemética do consumo em KWH do mês atual, total a pagar se passar da data do vencimento ele vai pagar uma taxa a mais em porcentagem.
    Conclusão: Os alunos aprenderam a realizar as atividades propostas no contexto, já sabe como economizar o uso de Energia Elétrica, se consumir menos quilowatts gastar menos energia , pagará a taxa mínima, se ultrapassar pagará o valor maior.
    Os recursos da Estatística é levar o aluno, de maneira gradual, a compreender procedimentos de coleta e organização de dados, comunicar os resultados obtidos utilizando tabelas, gráficos média e calcular o valor a pagar.
    Portanto, o trabalho com esse tema, vinculado ao uso do conhecimento matemático, auxiliar na formação de um cidadão critico, consciente e participativo na sociedade.

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  15. Boa Noite! Meus colegas de Profissão

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