sexta-feira, 7 de junho de 2013

Apresentação Cursista: Mariluze Barbosa

Meu nome é Mariluze Barbosa, minha habilitação é Matemática, trabalho com alunos do Ensino Fundamental e Médio na disciplina de matemática procuro colocar fatos do cotidiano nas aulas de matemática, orientando-os da necessidade do aprendizado na disciplina, enfocando a importância na vida.
Friso muito a necessidade da dedicação com o hábito pela Leitura e Escrita, pois falo para eles que quanto maior dedicação nessas habilidades maior aprendizado e facilidade na resolução de problemas.
Costumo também exemplificar isso fazendo uma comparação de memória do computador, que armazena informações a cada dia que é alimento, com a nossa mente no qual o criador fez, com um nível de capacidade superior.

31 comentários:

  1. Meu nome é Kiyoko Felicia, leciono matemática para os alunos do Ensino fundamental II e procuro trabalhar dando ênfase no dia a dia para dar significado ao aprendizado.
    Também sempre digo que o hábito de ler, mesmo sendo o conteúdo do livro didático, que hoje é todo contextualizado, melhora o entendimento e leva ao conhecimento.
    Eu me identifiquei mais com o educador, escritor e teólogo Rubens Alves, pela sua maneira de colocar como as pessoas deveriam ver, sentir ou realmente ler com a alma de um guerreiro que busca a vitória a qualquer custo.

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  2. KIYOKO FELICIA01/06/2013 10:23
    Através dos vários depoimentos e entrevistas lidos e ouvidos, pude me remeter à minha história desde à infância até os dias de hoje. Eu não tive alguém para me espelhar enquanto criança porque em minha casa ninguém tinha o costume de ler. O que me despertou para o hábito leitura foi a cobrança que sempre tive por parte dos meus professores pois eu tinha que ler n livros de literatura e a cobrança era na forma de avaliação. E eu tinha que ir bem nos estudos e através disso fui adquirindo o hábito de estudar e ler, pois o aprendizado é contínuo. Como bem disse o Antonio Candido, “um leitor pratica a humanização, com o exercício da reflexão, aquisição de saberes, a boa disposição como o próximo ......” e para finalizar Segundo o Nilson José Machado, “ É preciso ler e compreender o mundo, mas na escola da vida, temos que assinar o livro de presença”.
    O que não aconter hoje com nossos alunos face às dificuldades na escrita e principalemnte na interpretação de situação problema.

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  3. MARILUZE DE SOUZA BARBOSA01/06/2013 16:25
    Depoimento
    Todos os dias à tarde eu sento e faço a correção das atividades dos meus alunos, preparo aula para o dia seguinte, retomando as atividades anterior, ulilizando os livros de datáticos, pesquisa na internet, caderno do aluno onde os conteúdos são organizados por bimestre e por disciplina as habilidade e competência hoje são ler e escrever são fundamentais, em qualquer estudos interdisciplinares ou profissão, nas aprendizagem dos alunos no cotidiano são também guias eficazes para educar para vida.

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  4. MARILUZE DE SOUZA BARBOSA31/05/2013 19:18
    Boa noite Cursistas!
    É muito bom saber que agora nesse fórum vamos interagir com os grupos diversos para uma maior interação sobre o análise da leitura e escrita na sala de aula, na
    disciplina de matemática , vai ser muito bom e creio que vai ser muito produtivo.

    Abraços a todos cursistas.

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  5. MARIA DA PAZ COUTINHO DE JESUS(Novo)5/6/2013 22:36 - Editado(5/6/2013 22:36)
    Minhas experiências com a leitura e escrita
    Minhas experiências com a leitura e escrita começaram desde muito cedo, morava na zona rural em um lugarzinho perdido distante da cidade, como no local não havia escola e meus pais preocupados com tanta criança sem escola forneceu a sala de nossa casa para servir de de sala de aula, a professora por sinal era minha irmã mais velha, na época eu tinha 3 anos e ficava assistindo as aulas e com 4 anos comecei ler pequenas frases e já assinava meu nome, depois quando chegou a época certa de está matriculada já estava completamente alfabetizada e como só havi essa escola eu não podia está na série que minha irmã lecionava por causa da idade então eu ficava junto com ela na sala só para ficar lendo e escrevendo tudo o que ela passava para os alunos mais avançados conta minha irmã, pois não me lembro era muito pequena.

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  6. EDITE DAURIA SILVERIO(Novo)2/6/2013 18:19
    Alessandra, faço um trabalho de pesquisa co
    Alessandra, faço um trabalho de pesquisa com os meus alunos que dá muito certo, levo-os para a sala de informática e proponho uma pesquisa sobre alguns temas, a última sala que levei era sobre o valor do número PI, desta forma eles puderam observar o seu real valor, gostaram e ficaram curiosos de como chegou-se a esse valor, acabo trabalhando a questão da leitura e entendimento da mesma.

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  7. Blog do Grupo 3
    Título: A importância da Leitura e Escrita como ferramenta didática no conhecimento da matemática- A ideia foi aperfeiçoar o Ensino da Matemática através da Leitura e Escrita para desenvolvimento e solução de problema.
    http:// conhecimentodamatematic100.blogspot.com
    Como Representante do Grupo, eu confeccionei o Blog através de ajuda de um aluno do Ensino Médio.
    De os pontos Negativos tenho a dizer que faltou interação de alguns componentes do grupo que não apareceram.
    OS únicos participantes do grupo foram Kiyoko, Maria da paz,Eliete e eu. Os cursistas Ivanilde, Raimundo e Mônica, não apareceram não sei se desistiram.
    Mas no geral gostei muito do curso,tivemos uma tutora Alessandra Alves para orientar.
    Estou muito contente, pois aprendi muito e estou animada para prosseguimento no módulo 3 e outros cursos que surgirem para melhor ajudar o nosso educando.

    Abraços a todos.

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  8. Bom Dia Cursistas
    Acho que finalizei as correções,se puderem entrar no Blog e dar uma olhada eu agradeço,qualquer correção estou as ordens para faze-la.
    Obrigada, estou no aguardo para o que couber.
    Mariluze.

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  9. O hábito da leitura e da escreita é muito importante na formação do cidadão,pois através da leitura viajamos para diversos lugares sem sair do lugar,através da imaginação,possibilitando a ampliação do nosso conhecimento,dessa forma nos tornamos ricos em conhecimento e mais critico,para atuar de forma consciente na sociedade.A minha relação com a leitura está praticamente recente, pois não gostava de ler, mas assim que comecei frequentar a universidade começei a ler e fui gostando,gosto de ler livros diversificados...Li vários do Augusto Cury,dez leis para ser feliz,nunca desista de seus sonhos,você é insubistituível entre outros,já li também,Quem tem medo do escuro?,Amor de verdade....,cada um dos livros que li fala sobre assuntos diferentes gosto de diversificar.

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  10. Oi Mariluze não postei antes,pois não estava achando o blog.

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  11. Boa Noite!
    Estou muito feliz, de ter encontrado você Mônica,para aumentar o nosso conhecimento da Leitura e Escrita da Matemática e da continuidade no modulo 3.
    Abraços.

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  13. Conteúdo: Operações Básicas

    Ano/Série: 6ºAno do Ensino Fundamental II

    Nº aulas previstas:06

    Objetivos:
    Conhecer as características e propriedades dos números naturais; saber realizar operações com números naturais de modo significativo (adição e subtração).

    Justificativa: Desenvolver o raciocínio lógico do aluno, fazendo com que consiga realizar várias operações envolvendo adição e subtração utilizando diferentes recursos, inclusive cálculo mental.

    Estratégias: Trabalho em duplas; resolução dos exercícios na lousa; problemas para serem resolvidos; criar situações problemas.

    Recursos materiais: lousa, giz, impressões com desenhos ilustrativos envolvendo soma e subtração e jogos (dominó da soma e subtração).

    Avaliação: situação problema do cotidiano, inclusive criar, participação classe e extra-classe, avaliação contínua.

    Recuperação: focar na dificuldade do aluno e trazer novas formas e instrumentos para aprendizagem e retomada do conteúdo.

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  14. Professora: Mariluze de Souza Barbosa

    Plano de Aula

    Conteúdo: Números Naturais / Unidades de Medidas.

    Ano/Série: 6º Ano /5ª Série.

    Nº Aulas Previstas: 05 aulas.

    Objetivos: Saber realizar operações com números naturais de modo significativo ( adição, subtração, multiplicação e potenciação).

    Justificativas: Necessidade de ampliar os campos numéricos.

    Estratégias: Apresentações de exercícios que explorem diferentes contextos, enfrentamento de situações problemas envolvendo sistema de numeração.

    Recursos Materiais: Livro Didático, Caderno do Aluno, Rélogio, Lousa e Giz.

    Avaliação: Avaliação Contínua, Provas Individuais, Trabalhos em Grupo e Participação.

    Recuperação: Recuperação Contínua, Paralela e Resolução de Exercícios.



    Traçando o Percurso

    Sistema de Numeração

    Conj. dos Números Inteiros -----Decimais.

    Naturais e Racionais.

    Operações Básicas ( adição, subtração, multiplicação e divisão).

    Interpretação de Situação Problema.



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  15. EDITE DAURIA SILVERIO (3 respostas)11/6/2013 21:42
    No último encontro presencial, meu grupo di
    No último encontro presencial, meu grupo discutiu sobre a questão nº3 da apostila do curso MGME e chegamos ao seguinte plano de aula:
    CONTEÚDO: Razão e proporção e probabilidade
    ANO/SÉRIE: 7º ano, Podendo ser usado no 9° ano
    Nº DE AULAS: 04 (quatro)

    OBJETIVOS: Reconhecer situações onde ocorram um evento
    Representar a situação através de problema e numericamente.

    JUSTIFICATIVA: Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas onde ocorra um evento de probabilidade.

    ESTRATÉGIAS: Jogos, debates e experimentos

    "Considerando-se o uso de narrativas e o desenvolvimento de competências leitoras e escritora", sugere-se que os alunos:
    Em pequenos grupos narrem (oralmente) suas experiências com probabilidade de ocorrência de um evento e depois elaborem estratégias para sociabilizar suas experiênciasou uma das experiências do grupo, transformando-as em jogos, contos, cartazes ou teatros, entre outros.

    RECURSOS MATERIAIS: Jogos (baralhos e dados), objetos coloridos, moedas e outros.

    AVALIAÇÃO: Jogos, questões dissertativas e alternativas e as produções narrativas

    RECUPERAÇÃO: Rever os conteúdos que embasam a aprendizagem do conteúdo,
    Relacionando a parte com o todo.

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  16. PLANO DE AULA
    Conteudo: Ângulos
    Ano/Série: 6º Ano
    Nº de aulas: 4
    Objetivos:
    • Conhecer e reconhecer: Ângulos especiais: Reto, raso e volta completa.
    Justificativa:
    • Reconhecimento e entendimento da existência de ângulos em diferentes situações e aplicabilidade, como construções, obras de artes...
    Estratégia:
    • A Partir do conceito lúdico de giro, formalizar o conceito de ângulo.
    • Atividade lúdica inserindo comandos como: p aluno deverá grar “n” graus em sentido horário e anti-horário.
    • Mostrar imagens ou situações onde existam ângulos.
    Recursos materiais:
    Video, computadores, Internet.
    Avaliação:
    • Participação
    • Realização de atividades, construção de desenhos onde se possa representar e identificar ângulos.
    Recuperação:
    • Atraves de verificação de possíveis equívocos, o assunto será reexplicado, com utilização de estratégia diferenciada afim de sanar as dificuldades apresentadas e será feita uma nova avaliação.

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  18. Conteúdo: Frações e decimais

    Ano/Série: 7ºAno/6º série do Ensino Fundamental II

    Nº aulas previstas: 06

    Objetivos: Saber identificar e reconhecer informações numéricas envolvendo frações e decimais em contextos diversificados.

    Justificativa: Espera se que o aluno compreenda a fração como relação parte todo, como representação de um número, como representação de uma divisão e como porcentagem de alguma coisa.

    Estratégias: resolução de situações problemas: uso de malhas quadriculadas; figuras e correção de exercícios na lousa.

    Recursos materiais: lousa; giz; livro didático e caderno do aluno.

    Avaliação: Trabalhos em grupo, dupla, individual, participação nas aulas no dia a dia.

    Recuperação: Recuperação continua, focar na dificuldade do aluno e trazer novas estratégias de aprendizagem e retomar o conteúdo.

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  20. MARIA DA PAZ COUTINHO DE JESUS(Novo)17/6/2013 21:10
    Boa noite Turma, vou postar aqui o plano de aula d
    Boa noite Turma, vou postar aqui o plano de aula do grupo em que eu participei nos encontros.



    Plano de Aula

    Conteúdo

    Teorema de Pitágoras

    Ano/série

    8º ano /7ª série

    Nº de aulas

    Previstas

    08 aulas

    Objetivos

    -Desenvolver procedimento geométricos que auxiliem na

    assimilação do teorema de Pitágoras, mostrando as relações que podem ser construídas com o conceito de área.

    Justificativa

    Despertar o interesse dos alunos pela matemática, fazer com que eles percebam que esta ciência está presente em nosso cotidiano.

    O teorema de Pitágoras possuem inúmeras aplicações nas diversas áreas de atuação do homem como transporte e aeronáutica.



    Estratégias

    - Pedir para os alunos construir quadrados 1; 2; 3, 4 e 5cm cada e a partir destes quadrados realizados, produzirem um triângulo retângulo.

    Nos casos em que forem formados triângulos retângulos pedir para os alunos definam o que é cateto e hipotenusa e calcular a área dos quadrados que formaram.

    Recursos

    Materiais

    - Papel colorido, régua, tesoura, lousa e giz.

    Avaliação

    -A avaliação ocorrerá através de problemas que envolvam o Teorema de Pitágoras, onde os alunos elaboram e resolva situações problemas.

    Recuperação

    - Recuperação paralela, para sanar as dúvidas dos alunos com o auxílio do professor auxiliar de matemática.


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  21. RAIMUNDO DE SOUZA SILVA (1 resposta)17/6/2013 10:26
    Plano de aula Tema - Números naturais
    Plano de aula

    Tema - Números naturais e Operações Básicas

    Série/Ano - 6°Ano/5ª Série

    Número de Aulas - 6 aulas

    Objetivo Geral - Saber usar os números naturais em operações significativas.

    Objetivo específicos - Saber trabalhar com operações fundamentais.
    Reconhecer o conjunto dos números naturais.

    Justificativa - Resolução de problemas, Atividades do dia-a-dia.

    Desenvolvimento Metodológico -Aulas expositivas, atividades em grupos, eliminação de duvidas através dos testes diversos.

    Recursos - Tecnologia, revistas, cadernos de atividades, folhas impressas, calculadoras.

    Avaliação - Participação dos alunos, desenvolvimento das atividades, avaliação escrita, trabalho em grupo, resolução de exercícios.

    Recuperação - De acordo com as dificuldades apresentadas pelos alunos, o conteúdo deverá ser novamente explicado, dando oportunidade ao aluno para que o mesmo sane as dificuldades apresentadas.

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  22. Professora: Mariluze de Souza Barbosa

    Plano de Aula: Equações do Segundo Grau com uma variável Ano/Série: 9º. ano/ 8ª. série
    Tempo Estimado: 12 aulas
    Conteúdo: Para resolução da Equação do segundo grau o aluno deve ter os seguintes conhecimentos prévios: Saber Leitura e Escrita para Interpretação das definições e dos problemas solicitados. A tabuada é um quesito, pois existe a necessidade de alguns cálculos de multiplicação, subtração, divisão e adição. Uma coisa muito importante também são as regras de sinais abordando tanto a multiplicação e divisão como a subtração e adição, pois as regras são diferentes quanto
    a forma de pensamento.
    Conhecer um pouco de Álgebra no qual inclui valor numérico, pois na equação precisa-se substituir as variáveis dos termos A,B,C, que estão explícitos na fórmula de Bháskara que será dada para resolução da equação. Por fim será necessário um pouco de conhecimento de Potenciação e Radiciação.
    Tema: Equações do segundo Grau
    Habilidades: Compreender a resolução de equações de Segundo Grau e saber utilizá-las em contextos práticos.
    Competências: Texto sobre equações do Segundo Grau com uma variável extraído da Internet contando como surgiu, através de leitura e escrita no caderno.
    Objetivos: Desenvolver as Equações do segundo Grau , levando em conta o estudo do sinal quando delta maior que zero, menor que zero, e igual a zero para obtenção das raízes da Equação.
    Desenvolvimento: Leitura de um texto extraído da Internet e cópia no caderno sobre histórico como surgiu a necessidade de aplicar a fórmula de Bháskara para resolução da Equação de Segundo grau.
    Em seguida uma explanada sobre o conteúdo falando da existência das Equações Completas e Incompletas e suas resoluções.
    Através de Exemplos no quadro negro aplicando a fórmula de Bháskara e retomando conteúdo anteriores como valor numérico, potências e radiciações, juntamente com regras de sinais e aplicando exercícios para fixação de resolução e fórmula.
    Recursos Didáticos: Texto sobre Equações do Segundo Grau, caderno do aluno 9º. ano, Vontade de Saber Matemática Joamir Souza/Patricia Moreno Pataro editora FTD, caderno do futuro Uma nova proposta, simples e Prática, A Evolução do caderno Matemática editora IBEP, giz , lousa e listas de exercícios.
    Avaliação: Exercícios individuais propostos em sala, atividades para casa, atividades para nota , correções em quadro negro com os alunos vindo a lousa em discussão com a classe, acompanhamento contínuo na carteira do aluno a medida que o professor é questionado para esclarecer dúvidas. Participação na discussão da resolução dos exercícios quando exemplificados e corrigidos pelo professor na lousa.
    Aguardo a visita de vocês para um posicionamento, até breve,
    Bjs Mariluze

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  23. Mariluze de Souza Barbosa
    Traçando o Percurso
    Equação do 2º grau
    Sistema de Numeração
    Conjunto dos Números Inteiros, Naturais e Racionais -----Frações e Decimais.
    Conjunto dos Números Reais
    Operações ( Potenciação e Radiciação)
    EQUAÇÃO DO 2º GRAU -----------Sistema de Coordenadas-----Gráfico de Equações.
    Uso de letras
    Expressões Algébricas--------Conceito de Equações ----Equação do 1º Grau.

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  24. MARILUZE DE SOUZA BARBOSA 13/06/2013 16:24
    Boa Noite Cursistas!
    Depois de ler o texto, acredito que o resultado de um aprendizado não deve ser mais importante que o processo, o caminho que levou o educando a um resultado
    positivo. A forma de como se ensinar deve intervir no aprendizado, deve ser dinâmico e o educando tem que fazer parte desse processo.

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  25. MARILUZE DE SOUZA BARBOSA 16/06/2013 19:04

    As narrativas representam um modo bastante fecundo e apropriado de os professores produzirem e comunicarem significados e saberes ligados à experiência. As narrativas fazem menção a um determinado tempo(trama) e lugar(cenário), onde o professor é autor, narrador e protagonista principal. São histórias humanas que atribuem sentido, importância e propósito às práticas e resultam da interpretação de quem está falando ou escrevendo. Essas interpretações e significados estão estreitamente ligadas as suas experiências passadas, atuais e futuras.

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  26. RAIMUNDO DE SOUZA 17 /06/2013 9:55
    Usando o livro de atividades das olimpíadas de matemática, aproveitei um exercício de lógica, onde os alunos deveriam prestar muito atenção na leitura e escrita.
    A resolução do problema estava na leitura, foi uma aula bastante agradável, com a participação de todos os alunos.

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  27. MARILUZE DE SOUZA BARBOSA 19/06/2013 18:26
    Boa Noite, a todos os Cursistas! As vezes me pergunto como será o futuro, se ninguém mais se abstrair, sair do concreto é tão necessário, quanto viver o dia a dia. Vocês já imaginaram como seria o mundo hoje se ninguém tivesse algum dia se abstraído. A matemática seria muito limitada, não existiriam os números complexos, talvez nem os reais. Seria impossível a tecnologia tão avançada de hoje, se os cientistas não abstraíssem e se satélites não tivessem sido lançado ao espaço não teríamos os celulares, internet, e outros avanços. As coisas precisam ser imaginadas antes de sair do concreto. É de nossa responsabilidade despertar o aprendiz o desejo de construir, de despertar curiosidades e levar-lo acreditar em algo que apesar de não vermos, ele pode ser possível. Respeitando sempre sua postura, diante da situação apresentadas.

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  28. Boa Noite!
    Por que é importante que o aluno desenvolva as atividades de Matemática?

    Nossa!!! É claro que o papel do aluno é fundamental. Como adquirir conhecimento se não estiver aberto a ele? Cabe ao aluno buscar meios de crescer. É preciso que ele concentre-se, procure compreender e interagir com o professor e demais colegas. Um aluno apático, daqueles que vivem "no mundo da lua" ou mesmo os desinteressados não percebem o quanto pode ser interessantes as novas descobertas, a formulação do raciocínio...
    O professor passa o conteúdo, procura motivar, cria exercícios, corrige, estimula... mas é o aluno, é ele que cabe apropriar-se deste conhecimento, de descobrir o que fazer com as informações, como aproveitá-las...
    É, um aluno alheio não descobriu ainda a força que pode ter...

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  29. Artigo de Divulgação do curso MGME
    Título : Enérgia Elétrica
    Nome : Zuleiga de Souza Barbosa
    Ano /série: Este " Artigo de divulgação " pode ser trabalhado em todas as série Ensino Fundamental e Médio de maneira diversificada.
    Objetivos: Reconhecer e saber utilizar o conceito de razão em diversos contextos ( proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc. ), bem como na construção de gráficos setores e barras.
    - Saber calcular, interpretar e utilizar informações relacionadas ás medidas de tendência central ( média, mediana, moda ).
    Competência e habilidade a serem desenvolvidas: Resolver problemas que envolvam porcentagem.
    Introdução: Os alunos na sala de aula, vão argumentar sobre a conta mensal , eles tenham que ler e interpretar sobre o consumo de emergia em quilowatts e calcular.
    Material Necessário: Todos os alunos da sala de aula , vão trazer uma conta de Luz de sua residência.
    Sequência da atividade: Os alunos vão ler e interpretar o consumo de emergia de elétrica de sua residência, depois calcular média aritmética do consumo em KWH do mês atual, total a pagar se passar da data do vencimento ele vai pagar uma taxa a mais em porcentagem.
    Conclusão: Os alunos aprenderam a realizar as atividades propostas no contexto, já sabe como economizar o uso de enérgia elétrica, se consumir menos quilowatts gastar menos energia , pagará a taxa mínima, se ultrapassar pagará o valor maior.
    Os recursos da Estatística é levar o aluno, de maneira gradual, a compreender procedimentos de coleta e organização de dados, comunicar os resultados obtidos utilizando tabelas, gráficos média e calcular o valor a pagar.
    Portanto, o trabalho com esse tema, vinculado ao uso do conhecimento matemático, auxiliar na formação de um cidadão critico, consciente e participativo na sociedade.

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  30. Assunto sustentabilidade / Iluminação

    Boa Tarde a todos os cursistas!

    Falar hoje sobre sustentabilidade, tornou-se um tema rotineiro em toda boa roda de conversa sobre a vida, sobrevivência, comportamento social e moral!
    A escola tem um papel fundamental quando diz respeito a sustentabilidade já que homem e meio ambiente se tornam parte de um todo onde um depende do outro nas suas diversas trocas de referência.
    Como os vídeos apresentados e o texto supracitado, percebemos que vários profissionais de diferentes áreas estão preocupados em fazer a sua parte e conosco não pode ser diferente, já que como profissionais da educação responsáveis por formar cidadãos mais críticos e capazes de fazer um mundo melhor, somos responsáveis em conscientizar as futuras gerações, o que pode ser feito através de projetos interdisciplinares e problematizações de problemáticas ligadas a vida cotidiana dos nossos alunos.
    Pensar em como podemos contribuir dentro do contexto matemático sem perder de vista os conteúdos específicos a questão sustentabilidade, vai desde elaboração de situações problemas, pesquisas, leitura e interpretação das variadas formas de informação sobre o assunto até mesmo na socialização de temas sobre reutilização, reaproveitamento e reciclagem, que podem ser abordados de forma a estruturar projetos e envolver a escola como um todo.

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  31. Professora: Mariluze de Souza Barbosa
    MGME questão Discursiva sobre o valor pi

    O pi é uma letra grega, número irracional apresenta infinitas casas decimais não periódicas, serve para calcular perímetro e áreas de figuras circulares. Mas o valor dele mais usado arredondado é 3,14 para os cálculos como: Comprimento, raio, áreas de figuras geométricas.
    Veja alguns exemplos:
    1) Se medirmos uma moeda de 1 real, encontraremos, aproximadamente, 84,9 mm de comprimento de circunferência e 27 mm de diâmetro.
    Comprimento da circunferência/Medida do diâmetro
    84,9mm/27mm
    =3,144...
    2) Um círculo tem 3 cm de raio. Calcular a sua área.
    A=pi. r²
    A=3,14 .( 3 cm)²
    A=3,14. 9 cm²
    A=28,26 cm².

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